Mensagem Pastoral – Agosto 2014
O Pai Bondoso e Misericordioso
A verdade que este versículo do Salmo expressa é facilmente questionada ao olharmos a realidade de sofrimento, fome e desamparo de milhares e até milhões de criaturas (humanas, animais e plantas) deste mundo. Se Deus cuida com carinho de todas as suas criaturas, porque é que tantas passam fome, são exploradas e até mortas? O que o salmo diz então não é verdade? Sim, o que é salmo afirma é verdade. Deus é bondoso e ele cuida de todos. Isto é experimentado pela ampla maioria das pessoas em toda a terra.
Se existe muita fome, desamparo, sofrimento e até morte neste mundo, entendemos que a principal causa disso é a maldade que existe no coração de uns poucos poderosos capazes de reter, roubar e acumular para si o que Deus destinou a muitos. Mas é bom lembrar que reter o que é dos outros ou simplesmente deixar de repartir com o próximo pode ser prova para condenação eterna conforme o texto sobre o juízo final (Mateus 25.31-46).
Por outro lado, a DIACONIA pode ser a mão do bondoso Deus em ação que objetiva transformação. Ela é o serviço que os cristãos fazem (movidos pelo Evangelho) de distribuir aos necessitados os recursos que estão acumulados, retidos ou são fruto de doações e campanhas. Para exemplificar melhor a diaconia, também no texto de Mateus 25 são mencionados alguns serviços para suprir certas necessidades: dar comida aos famintos, água aos sedentos, acolhida ao estrangeiro, roupas aos despidos (ou , pensando no inverno do RS, roupas quentes para quem quase nada tem para vestir), cuidados aos doentes e visita aos presos.
Desta forma, quando os cristãos praticam diaconia, é certo que a promessa de Deus se cumpre e podemos reafirmar com todas as letras as palavras do salmista: “O Senhor é bondoso com todos e cuida com carinho de todas as suas criaturas.”
Por fim, esta bondade e misericórdia de Deus se torna ainda mais completa em Jesus. Foi ele que disse: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10.10)
Você tem experimentado a bondade e o cuidado de Deus? Olhe ao seu redor e permita que outros também o experimentem.
Grande abraço,
Pastor Carlos