Olhar para o FUTURO sem esquecer o PASSADO – este é o melhor PRESENTE
A nossa vida é marcada pelo tempo. Vivemos no presente, mas ao mesmo tempo, parece que estamos sempre ligados no futuro e também no passado. Estamos no futuro quando pensamos e nos preocupamos com o dia de amanhã (ou com a próxima semana, mês, ano,…) o que muitas vezes resulta em ansiedade. Estamos no passado quando as lembranças do que passou ainda se encontram bem vivas em nossa memória. Tanto as lembranças ruins como as boas. Quando nos concentramos nas lembranças ruins, experimentamos muita frustração. Quando nos concentramos nas boas lembranças, a gratidão a Deus simplesmente brota em nosso coração.
Outra característica nossa é que quanto mais novos, mais sonhamos com o futuro (“quando eu crescer vou…”) e quanto mais idosos, mais lembramos do passado (“me lembro como se fosse ontem a história…”). Tudo isso faz parte do ser humano. Mas a vida se torna bem complicada e confusa quando as pessoas sempre estão com o pensamento na época que não estão vivenciando.
Para evitarmos estas frustrações é bem importante exercitarmos nossa fé em Deus. O texto do profeta Joel nos traz uma promessa dirigida ao povo de Israel: eles teriam fartura e isso os levaria a louvar a Deus. E Ele cumpre fielmente todas as suas promessas. Portanto, podemos ter a certeza de que Deus cuida também de nós. Basta olharmos ao nosso passado e constatarmos as incontáveis bênçãos, suprimentos, proteção, curas, livramentos, ensinamentos,…mas também as pessoas, a natureza, o ar, o sol que Deus tem nos dado.
O mês de julho, em nossa Comunidade Evangélica de Canoas, é mês de GRATIDÃO. Neste mês lembramos de forma especial o modo como Deus tem cuidado de nós. Por isso manifestamos a Ele nossa gratidão de diversas formas: através do Culto de Ação de Graças, de todo tipo de ofertas (especialmente uma amostra daquilo que sabemos fazer), de louvor, de reflexão sobre o assunto, do almoço comunitário e da alegria pela comunhão.
Mas para isso, essencial é que voltemos nossos pensamentos para o passado, principalmente para os últimos meses e último ano, e ali lembremos de tudo aquilo que temos recebido graciosamente de nosso bondoso Deus. Ao fazermos este exercício, certamente teremos muitos motivos para agradecer.
Grande abraço,
Pastor Carlos