Tudo tem seu tempo!
O sábio autor do livro de Eclesiastes diz que “tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião” (Ec 3.1 NTLH). Essas palavras tomaram um sentido especial para mim nestes últimos meses, pois foram tempos de mudanças. Mudou a nossa configuração familiar, até final de janeiro éramos dois, hoje somos três. Mudou o nosso lar, círculo de convívio, comunidade de pastoreio; até fevereiro estávamos em Trombudo Central-SC, hoje estamos entre vocês.
Também para a comunidade de Canoas é um tempo de mudança, até dezembro pastor Carlos pastoreava, agora essa função está sendo confiada a mim, pastor Cristian.
É certo que toda mudança gera dois sentimentos, saudade quanto ao passado e expectativa quanto ao futuro. A palavra de Eclesiastes 3 nos ajuda a não inverter os dois. Não podemos olhar com expectativas para o passado, nem com saudades para o futuro. Parece óbvio, mas quem ficar preso às expectativas que teve no passado não conseguirá olhar com alegria para o futuro. Quem olhar para o futuro guiado pelas saudades do que um dia foi não conseguirá enxergar novos caminhos e oportunidades.
É verdade que: “O tempo não volta atrás”. Por isso, precisamos receber cada novo dia, ou poderíamos dizer, cada novo tempo em nossa vida e comunidade como presente maravilhoso de Deus. Então, guardamos com saudade no coração as lembranças dos momentos bons que já vivemos, mas olhamos para frente com a expectativa de uma criança que desembrulha o presente que acaba de ganhar. Assim, vivemos cada dia desejando com paixão aproveitar o que Deus tem preparado para nós.
Qual é a sua expectativa? A minha é viver o amor de Jesus na comunhão dessa comunidade e, a partir dela, anunciar à cidade e ao mundo que Jesus Cristo é o Salvador!
Nessa foto, apresento minha família: Minha esposa Gisele, nosso filho Pedro e eu.
Pastor Cristian