Crianças

Crianças

O Espaço e a Formação das Crianças

Em nossa comunidade as crianças tem lugar especial, aqui elas podem descobrir e desenvolver todo seu potencial em áreas como artes, esportes, música, crescendo dia a dia na aprendizagem do evangelho.

“Jesus, porém, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus” (Lucas 18.16).

Que compreensão temos, na Comunidade Evangélica de Canoas, da frase acima, pronunciada por Jesus? Entendemos que somos ajudadores na tarefa de conduzir crianças até Jesus. Entendemos que nossas ações precisam ser pautadas por esse objetivo.

Nós batizamos crianças, porque confiamos na graça de Deus, que nos alcança em nosso desamparo e em nossa fragilidade. A partir do batismo, cada pessoa faz parte da comunidade. Assim, crianças não são o futuro da comunidade, elas fazem parte do presente- elas já estão em nosso meio, e podemos, nós adultos, aprender a respeito da fé com elas – ao mesmo tempo em que as ensinamos.

Percebemos que um dos dilemas das novas gerações é a falta de heróis e de modelos saudáveis, que possam ser imitados. E, nesse sentido, queremos apontar para Jesus como aquele que pode ser imitado, aquele em quem podemos confiar sem restrições. Como pessoas cristãs, queremos assumir a responsabilidade de sermos, nós mesmos, pessoas que procuram ser “imitadoras de Cristo”; e que assim, possam inspirar outras – inclusive as crianças.

Por fazerem parte da vida comunitária, as crianças encontram lugar na programação. Participam de cultos e outros eventos, mas tem também programas específicos para esta etapa da vida: o Culto Infantil acontece nos domingos, às 9h, sendo um momento no qual as crianças são acompanhadas por uma equipe preparada para auxiliá-las no despertar de sua fé. Em um culto mensal, o Culto da Família (segundo domingo do mês), a linguagem é adaptada para incluir as crianças na celebração geral da comunidade. No primeiro domingo de cada mês, há uma programação conjunta para todas as crianças, preparando-as para o tema do mês. Já nos outros cultos do mês, há programações específicas por faixa etária.

O Culto Infantil tem um caráter celebrativo. Em sua programação, estão o canto, a oração, a memorização de versículos bíblicos, a narração e interpretação de histórias bíblicas e outras, que possam ajudar na caminhada de fé, o canto coletivo com movimentos corporais, a bênção. Além disso, a programação inclui dinâmicas, brincadeiras, jogos, desafios e trabalhos manuais.

Também são organizadas atividades eventuais, como a Tarde Legal, Acampadentro, atividades especiais de Dia da Criança, passeios (como  excursão ao Zoológico) e visitas a Lar de Idosos. Em todos esses espaços, são aproveitadas as oportunidades para ajudar as crianças em sua caminhada espiritual, ética e de preparo para a vida.

Todas as crianças, de todas as faixas etárias, são bem-vindas. Há espaço físico adequado e pessoas preparadas esperando pelos pequeninos e pelas pequeninas.

“Ensina a criança no caminho do Senhor, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6)