Música

Música

 

Afinar na vida e cantar a fé

A música é parte integrante de nossa vida, mesmo que não percebamos. Desde os fundos musicais em consultórios médicos, passando pelas memórias da infância, até aquela música que fala com nossas emoções profundas e nos ajuda a encarar a realidade. Já percebeste isso?

Nós, da Comunidade Evangélica de Canoas, pensamos a música como elemento importante de nossa vida particular e comunitária. Por isso, incentivamos o florescimento musical, em todas as faixas etárias. Poder expressar-se musicalmente é um presente que o próprio Deus nos dá, é um dom divino.

A música é importante porque nos ajuda a nos expressarmos lá onde as palavras não alcançam. Também nos ajuda no desenvolvimento sensório-motor, pois com ela habilitamos melhor nossa audição, bem como trabalhamos todo o nosso corpo (pois ritmo se vive com o corpo).

A música se alia ao sagrado, pois, como forma de manifestação artística, ela nos ajuda a reinventar a realidade, o que vemos e ouvimos é tirado do seu lugar-comum quando se transformaem arte. Osritos religiosos também são assim: eles projetam para o futuro e, consequentemente, para a esperança. Eles não são nosso cotidiano, mas são impulsos para o mesmo.

Mas percebemos em nossa cultura globalizada um problema concernente à música: deixamos de ser protagonistas, para nos tornarmos ouvintes. Com isso, escondemos muitas vezes nossa voz, temos vergonha de cantarem público. Seráque isso acontece contigo? Pensamos que não sabemos cantar, mas isso é um resultado da falta de prática. Em nossas escolas, nos últimos 30 anos, a música esteve pouco presente. Em geral, servia mais como entretenimento do que como área do conhecimento.

Mas há boas notícias: todos nós podemos cantar! É um instrumento musical que é nosso próprio corpo, não custa nada! E todos nós, em uma ou outra medida, podemos aprender um instrumento musical. A falta de acesso a esse conhecimento nos fez acreditar que isso é para alguns poucos, que tem talento. Mas o presente é para todos nós, é o próprio Deus quem oferece.

A igreja, em grande medida, toma para si a tarefa da educação musical. Você já deve ter visto coros gospel cantando, não é mesmo?

Bem, nós, da Comunidade Evangélica de Canoas, somos um pouco mais modestos. Mas percebemos a importância e incentivamos o desenvolvimento das habilidades musicais, de formas bem concretas.

Nos nossos cultos, a música é parte integrante, sempre! Temos equipes de música, e cada uma é responsável por tocar em um dos cultos dominicais do mês.

No primeiro domingo do mês, nossos cultos geralmente são acompanhados pro profissionais músicos, com piano, violino e flauta. Nesse culto, o Coro também canta. Nosso Coro tem por característica ser um grupo alegre, bastante unido em torno de seus objetivos, que ultrapassam o canto e vão até apadrinhamento de crianças e idosos que vivem em um asilo. Anualmente o Coro também organiza um dos almoços comunitários. No final do ano, acontece a Corofest, uma grande confraternização entre amigos.

No segundo domingo do mês, quem acompanha a música no culto é o Grupo de Louvor, uma banda integrada por aproximadamente 10 jovens. Este grupo existe há quatro anos, e, além da música, com características contemporâneas, também se preocupa em discutir e estudar questões ligadas à música.

No terceiro domingo, os jovens também querem se encarregar da música. Isso é feito de maneira mais espontânea, podendo participar as pessoas que tem vontade de tocar em cada mês.

No quarto domingo, temos a MOSCA! Calma, esse nome tem uma explicação: Mini-Orquestra Sinfônica de Canoas. É um grupo composto por pessoas que, em sua maioria, tiveram sua formação musical oportunizada dentro da comunidade. Nesse grupo, não existe melhor ou pior, profissional ou iniciante, todos são bem-vindos. Composto por instrumentos como metais (trompete), os quatro naipes de flautas (soprano, contralto, tenor e baixo), teclado e violino, o grupo conta com número variável de participantes, em geral entre 10 e 15. Mas na noite de Natal… o grupo pode ter até 40 instrumentistas. Já é uma tradição: músicos de várias localidades, e até de orquestras profissionais, se unem à MOSCA, para tocar o lindíssimo repertório natalino. Aí, também os instrumentos ficam mais variados: violões, flautas transversas, violoncelos e outros.

Em comum, todos os grupos musicais da Comunidade Evangélica de Canoas tem o seguinte: são grupos abertos. Todas as pessoas interessadas podem participar. E há grande alegria nos grupos quando mais pessoas se achegam. Quem sabe tu não queres também fazer parte da nossa vida musical? Aqui, nos preocupamos que, como indivíduos, sejamos protagonistas de nosso fazer musical, que o canto de todos seja ouvido, que todos possam ter acesso a um instrumento musical. E descobrimos que, fazendo música em conjunto, afinamos melhor na vida. Cantamos nossa fé, em gratidão ao Deus que nos doou a alegria do canto e da música.