Grupos de Serviço

Grupos de Serviço

GS Esportes e Eventos

O Grupo de Serviço de Esportes e Eventos foi criado com o objetivo de planejar, apoiar os eventos da Comunidade e também coordenar as atividades esportivas. Sua principal finalidade e proporcionar a integração e a comunhão entre os membros, viabilizando momentos de agradável convívio e confraternização.

As atividades esportivas ocorrem na sexta feira das 20hs às 23hs nas modalidades de voleibol misto, futebol infantil e adulto. Nestas atividades procura-se substituir a competição pela integração de forma a promover a amizade e descontração.

Na parte de eventos cabe ao Grupo de Serviço ajudar na elaboração do calendário anual, no planejamento dos eventos (o que fazer) e oferecer apoio e orientação às pessoas envolvidas na organização dos eventos (como fazer).

A organização dos eventos, além de permitir aos membros compartilhar as suas habilidades culinárias, também oferece aos novos membros uma oportunidade de se integrar às atividades da comunidade.
Dentre os eventos destacamos os almoços, os jantares, os chás organizados pela OASE e o Café Colonial, organizado pela equipe do Culto Infantil.

thumbnail

 

GS Preparação do Culto

O objetivo deste GS é coordenar outros grupos que se preocupam com a realização e qualidade do culto. São as pessoas envolvidas com a música (tanto instrumental como vocal) o grupo que faz a recepção e prepara o cafezinho para o final do culto, as pessoas responsáveis pelo espaço litúrgico bem como todas as pessoas envolvidas na própria realização do culto.

thumbnail

 

GS Visitação

Este GS, coordenado pelo pastor, tem o objetivo de visitar os membros da Comunidade. São diversos os motivos da visita: a pessoas enfermas, visitas hospitalares, a pessoas enlutadas, a membros novos ou a membros afastados do convívio comunitário.

thumbnail

 

GS Comunicação

Comunicação no sentido da palavra significa “partilhar algo, pôr em comum”, sendo um fenômeno inerente à relação que os seres vivos mantêm quando se encontram em grupo. Através da comunicação, obtemos notícias/informações sobre o nosso entorno e as compartilhamos com os outros.

Na qualidade de comunidade cristã, como forma de bem servir, temos a necessidade de que essa troca de informações ocorra de maneira célere e objetiva, para que os membros do corpo que compõe a igreja caminhem no mesmo sentido, mas principalmente, para que as suas potencialidades sejam exploradas em favor da propagação do Evangelho e atinjam não só aos membros da igreja, mas a sociedade como um todo.

Nos dias atuais, a comunicação é atividade que mais sofre transformações, tendo em vista os avanços tecnológicos dos meios por onde este “compartilhar de informações” é introduzido em nosso convívio. Percebe-se então, que nosso desafio encontra-se em nos adequarmos aos meios de comunicação que atinjam a todos (de massa), dentre os quais destaco o meio digital (internet), por ser aquela mídia que cativa a juventude e que já adentra a casa de grande parte da população como ferramenta de trabalho e lazer, ou até mesmo como fuga da solidão. Trata-se, portanto, de um instrumento em potencial para divulgação do evangelho e dos valores cristãos, como forma de aproximação com as pessoas que não padecem da fome do pão, mas a do espírito.
Meus irmãos, não tenham dúvidas que o futuro de nossa comunidade está ligado, intimamente, a nossa capacidade de acompanhar as mudanças na sociedade em que estamos inseridos, dentre as quais está a forma de transmitir nossos valores a essa coletividade.

Justamente por isso, estamos desenvolvendo a página eletrônica da comunidade, página em redes sociais, bem como materiais que possibilitem dar conhecimento das atividades que já são oferecidas pela Comunidade Evangélica de Canoas e pela IECLB, dando aos membros e as pessoas em geral a dimensão, diversidade e seriedade do trabalho que aqui é desenvolvido.

Dessa forma, nosso objetivo, como grupo de serviço, é servir como malha de ligação entre os diversos grupos existentes, divulgar o que hoje já é feito dentro da comunidade, objetivando a maior participação dos membros, mas principalmente, é servir como elo entre a nossa Igreja e resto da sociedade sendo um instrumento de evangelização. Deus nos abençoe.

thumbnail

 

GS Patrimônio

O Grupo de Serviço responsável pelo patrimônio continua atento e prestativo a cada demanda existente nos bens móveis e imóveis da Comunidade.  Realiza reformas, consertos, pinturas, ampliações e substituições com o objetivo de deixar todos os ambientes internos e externos em plenas condições de uso. O trabalho deste GS inclui o cuidado e preservação do Lar de Retiros (em Sapucaia do Sul), bem como cuidado e preservação do nosso Cemitério Chácara Barreto.

thumbnail

 

GS Formação

Vivemos uma época de informação fácil. As mídias nos bombardeiam com todo tipo de notícias. Quando temos uma dúvida ou pergunta, basta procurar na internet, que encontramos muitas respostas. O resultado disso é que temos muitas informações, e poucas experiências.

Informação é muito diferente de formação. Nós temos informações e somos formados. O cristianismo é baseado na formação, que é relacional (ou seja, acontece no contato com outras pessoas, com a comunidade) e que nos transforma, nos modifica, nos ensinando um jeito de viver e uma ética condizentes com a fé que professamos. Há vários nomes para esse processo: discipulado, catecumenato, educação cristã. Na comunidade, queremos chamar de formação.

Percebemos que muitas vezes essa formação nos falta. Poucas pessoas sabem argumentar sobre a nossa confessionalidade, o que nos caracteriza como evangélico-luteranos, por exemplo.
A IECLB tem uma proposta para a formação, contida no Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC). O que essa proposta nos oferece? Oferece fundamentação pedagógica e teológica para a Educação Cristã, além de indicativos metodológicos e áreas temáticas que necessitam ser abordadas na formação.

A partir do batismo, a comunidade é responsável pela formação de cada pessoa que dela faz parte. E esse processo é contínuo; ou seja, não existe “formatura” na vida de fé. Na comunidade, temos a oportunidade de aprendizagem em diversos contextos: nos pequenos grupos, no Ensino Confirmatório, no culto, no convívio…

Buscando uma integração com a proposta do PECC, em nossa Comunidade foi criado o Grupo de Serviço da Formação. O seu objetivo é pensar ações para que essa formação aconteça para todas as faixas etárias na comunidade e seja contínua. Para isso, as principais ações serão a formação de multiplicadores que querem trabalhar com ensino em nossa comunidade.
O Grupo de Serviço da Formação quer ser um apoio para a comunidade, especialmente no trabalho com crianças, adolescentes, jovens. Com isso, não quer tirar a autonomia e representatividade dos grupos, mas auxiliá-los a encontrarem metodologias e linguagens adequadas para que a formação na fé efetivamente aconteça.

O que o grupo de serviço da formação necessita? De pessoas que queiram se engajar e trabalhar. A formação de pessoas na fé é uma das mais belas tarefas que existem – porque enquanto ensinamos, também nós próprios somos formados e transformados.

Também precisamos que as pessoas se interessem pela formação. Aqui queremos novamente chamar as famílias, para que tragam seus filhos crianças, adolescentes, jovens, e que também os pais se interessem por sua própria formação – até porque, o ensino mais forte acontece pelo exemplo. Vamos nos engajar nessa proposta! Porque a tarefa deixada por Jesus é que façamos discípulos.

thumbnail