Jovem, quem dizem que você é? E quem sabe quem você é?
Dizem por aí que você é rebelde, tem conflitos, não se dá bem com a família. Dizem outros que você é jovem porque é belo, que quando a beleza for embora, nada mais te restará – por isso, você deve prolongar artificialmente sua beleza o máximo que der. Já enganaram você dizendo que você tem que provar de tudo, ser livre para fazer de tudo, que isso é a juventude. E você provou o gosto amargo de tantas experiências que te marcaram e não saem de ti… Disseram também que você não sabe fazer escolhas, que você vai “na onda”, que é massificado- em outras palavras, um babaca. Nem sabem o quanto você escolhe – seja a tribo, seja a roupa, seja a profissão, o que vai estudar, com quem vai namorar…
Juventude: que é isso? Nem bela, nem feia, nem fácil, nem tão difícil. Jovens se constroem em seu jeito de ser jovens, de acordo com as experiências, vivências, contatos e oportunidades que tem.
Você cresceu em um mundo que para nós, adultos, é acelerado demais, globalizado e virtual, as novidades de hoje tornam-se obsoletas amanhã. É neste mundo de conexões instantâneas que você encontra facilidade em se relacionar. Será? Quantas vezes, bem no fundo, a tela representou para você a amarga solidão, pois o abraço chegou na letra, o “eu te amo” brotou na tela, mas não foi dito nos olhos e sentido no corpo?
E tem horas que nem tua tribo de afetos, de amigos mais chegados que irmãos, consegue te entender. E você até troca de tribo: o que prova que ela não é eterna.
Vamos falar de tua fé?
A busca pelo transcendente é algo que está no coração de todo ser humano, não é privilégio dos jovens. No entanto, você cresce em um mundo efêmero, onde a obsolescência é planejada para que novos bens de consumo se coloquem no mercado, onde pessoas são menos importantes que objetos. É importante você perceber que há um caminho para o que é eterno – isso é libertador! Todos nós precisamos descobrir isso! Lembrando J Quest: “vivemos esperando o dia em que seremos para sempre”. Pode nos ajudar a sair da roda-viva do consumismo e da banalidade, a dar dignidade e sentido à existência.
Buscar a espiritualidade e reconhecer a fé é olhar para aquele que te conhece de tal forma que você não precisa de palavras para se explicar. Quem te conheceu antes mesmo de você nascer? Quem contou cada fio de cabelo de tua cabeça e sabe todos os dias da tua existência? Posso dizer e afirmar que você precisa de um herói que seja digno desse nome e de um amigo que te abrace e caminhe contigo- e eles estão na mesma pessoa, que atende pelo nome de Jesus.
Há muitas formas de conhecer Jesus e encontrar a turma dele – pode ser em muitos lugares. Um deles é a JECA (Juventude Evangélica de Canoas). Aqui, você vai fazer parte da galera do Rei Jesus, vai encontrar amigos e conhecer o Mestre dos Mestres. Além disso, sempre insistimos: queremos que você, jovem, construa sua própria história, guiado por Deus e amparado pela comunidade. Que tome decisões com sabedoria e seja acolhido por braços amorosos. E você não precisa mudar seu estilo para estar aqui… seja bem-vindo, como você é! Todos os sábados, às 16h.
10 motivos para participar da Juventude Evangélica de Canoas
1 – Perder a timidez, aprender a conviver e se relacionar;
2 – Fazer novas amizades, as quais podem durar até o fim da vida;
3 – Grupo de jovens ajuda a superar a fase crítica da adolescência;
4 – Aprender a falar em público, a fazer teatro, a praticar esportes, a cantar ou tocar algum instrumento musical;
5 – A possibilidade de viajar, fazer intercâmbios, participar de retiros, olimpíadas e com isso conhecer novos lugares e pessoas;
6 – Grandes possibilidades de começar um namoro e até encontrar o futuro esposo ou esposa, seja no próprio grupo ou em outros grupos de intercâmbio;
7 – Espaço para desenvolver a fé em Cristo (oração, estudo da Bíblia, ensinamentos, testemunhos…);
8 – Aprender e entender o funcionamento da Comunidade e até da IECLB (participando de eventos em âmbito Sinodal ou nacional, fazer uma ata, controle de finanças, aprender a liderar…);
9 – Aprender a tratar de um assunto, expor idéias, aprender a ouvir e respeitar a opinião dos outros. Resolver uma questão em grupo é um aprendizado de grande valor;
10 – Ouvir o Evangelho e, com isso, deixar Deus transformar a vida. Reflexos deste fato permanecem para o resto da vida e o mais importante, por toda a eternidade.
É evidente que algumas destas coisas também aprendemos na vida familiar, na escola, no trabalho. Mas o grupo de jovens é um espaço privilegiado onde estas razões e motivações podem crescer. Em nossa Comunidade o grupo de jovens (JECA) reúne-se todos os sábados às 16:00hs. Na JECA as palavras de Paulo ao jovem Timóteo são consideradas:
“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, na fé , na pureza…Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.” 1 Tm 4.12,16