História da Comunidade

História da Comunidade

Aspectos Históricos

Sobre os aspectos históricos da Comunidade, poderíamos dizer que ela vivenciou, até o presente, 5 fases distintas:

1 – O tempo difícil do início até o final da guerra mundial (1932 a 1945).
2 – O tempo do fortalecimento muito voltado ao germanismo (1945 a1971).
3 – Tempo de voltar-se mais para os fundamentos da fé evangélica e crescimento em todos os aspectos (1971 a1998).
4 – Tempo das divisões e enfraquecimento por causa da influência carismática (1999 a2004).
5 – Tempo de fortalecimento da unidade e motivação para a participação (2005 a…)

 

Marcos de nossa trajetória se encontram em nossa página no Facebook.

Visitar facebook da Comunidade

 

O contexto onde se localiza a Comunidade

O município de Canoas conta com mais de 324 mil habitantes, segundo dados do IBGE 2010. Grande parte de seus moradores apenas dormem nesta cidade, pois trabalham em Porto Alegre. Por isso, desde seus inícios a cidade é conhecida como “cidade dormitório”.  E ainda hoje esta característica cresce através dos inúmeros condomínios residenciais construídos para atender a esta demanda.

Canoas surgiu por causa da estrada de ferro que ligava Porto Alegre a São Leopoldo, inaugurada em 14 de abril de 1874.  A estrada tinha uma parada chamada Capão das Canoas, em torno da qual surge um pequeno povoado que, mais tarde, transforma-se na cidade de Canoas.  A emancipação do município de Canoas aconteceu em 27 de junho de 1939.

Quem não conhece a cidade de Canoas, geralmente pensa que ela se reduz à BR 116, à linha do trem e ao que se vê nestas proximidades. É bem verdade que locomover-se através da BR está cada vez mais complicado. Atualmente, de segunda à sexta-feira, na BR 116 em Canoas, já são constatadas quatro horas por dia de trânsito lento ou congestionamentos (normalmente das 7 às 9hs e das 17 às 19hs). Mas Canoas também é conhecida por causa da Base Aérea, da Refinaria de Petróleo Alberto Pasqualini (REFAP) e, nos últimos anos, por causa da ULBRA, a Universidade Luterana do Brasil.

Espalhada em 43 bairros, a cidade apresenta uma realidade social de grandes contrastes.  Há muitos bairros de periferia em extrema pobreza, bem como condomínios de alto poder aquisitivo.  Por isso mesmo as realidades das drogas e violência se fazem bem presentes. Maiores informações: www.canoas.rs.gov.br