Luteranos

Luteranos

Por que somos Evangélicos de Confissão Luterana?

O dia 31 de outubro é conhecido em todo o mundo como o dia da Reforma. Foi exatamente neste dia, no ano de 1517, que Lutero fixou na porta da Igreja de Wittenberg, as 95 teses. Com essas teses manifestou-se contra a venda das indulgências e outros abusos da Igreja. Essas teses correram de boca em boca. O povo tomou conhecimento das idéias de Lutero e participou da discussão sobre a venda do perdão de Deus. Essa discussão atingiu logo outros países e não demorou a chegar aos ouvidos do Papa. O objetivo de Lutero jamais foi de fundar outra Igreja. Quis apenas que a Igreja voltasse ao legítimo caminho, à vontade de Deus.

Em 1521, o Papa expulsou Lutero da Igreja, considerando-o um herege. Neste mesmo ano, Lutero foi  onvocado a dar explicações diante dos líderes da Igreja e do Imperador Carlos V, na cidade de Worms. Por um lado, era boa oportunidade para testemunhar a redescoberta do Evangelho. Por outro lado, havia o perigo de Lutero ser condenado, sem chance de se defender. Por isso, alguns amigos aconselharam-no a desistir de se apresentar diante do Imperador. Seria muito perigoso, Lutero, porém, disse: “Ainda que em Worms houvesse tantos diabos como telhas nos telhados, eu ria para lá defender o Evangelho de Jesus.” E foi! Conforme alguns já haviam previsto, Lutero não teve chance para se defender. Tudo o que as autoridades queriam era que Lutero voltasse atrás no que havia ensinado. Lutero não aceitou esta proposta, pois entendia que a sua maneira de agir e pensar tinha coerência com os ensinamentos bíblicos. A sua consciência estava presa á palavra de Deus.
Lutero, então, foi declarado fora do amparo da lei. Qualquer pessoa podia matá-lo e não seria condenada por isso. Os amigos de Lutero simularam um seqüestro e o levaram para o castelo de Wartburg. Escondido no castelo, Lutero não desistiu de sua luta. Ocupou-se coma tradução da Bíblia do latim para o alemão, língua que todos falavam e entendiam. Neste tempo o povo continuava a Reforma. Foram introduzidos novos hinos no culto, que passou a ser celebrado na língua do povo. As imagens de santos foram retiradas das Igrejas. Depois de alguns meses escondido no castelo, Lutero voltou a aparecer em público e continuou sua missão.

Compôs diversos hinos: Ao abrirmos nosso hinário encontraremos muitos hinos que Lutero escreveu e compôs. O canto por parte de todos os participantes do culto foi introduzido nas celebrações como testemunho alegredaqueles que temem e amam a Deus.

Lutero também preocupou-se com a educação. Desde o inicio da Reforma encontramos igreja e escola lado a lado. Lutero queria proporcionar educação ao povo, exigindo das autoridades a construção de escolas para todos. Queria que as pessoas fossem orientadas no caminho da liberdade cristã. Martim Lutero também redescobriu e nos deixou estas verdades evangélicas:

Somente a Escritura é básica para a fé;
Somente pela Graça de Deus somos salvos;
Somente Cristo nos salva e
Somente pela Fé recebemos a salvação.