Arquivos do mês: fevereiro 2012

Mensagem Pastoral - Jan & Fev 2012
20:44 , sex, 17/fev/12

Mensagem Pastoral – Jan & Fev 2012

Que Comunidade queremos até 2020?

“Se você deixa o machado perder o corte e não o afia, terá de trabalhar muito mais. É mais inteligente planejar antes de agir.” Eclesiastes 10.10 (LH)

Nos dias 16 e 17 de dezembro o Presbitério eleito para a gestão 2012 e 2013 esteve reunido em retiro no nosso Lar de Retiros. A pergunta que norteou os assuntos foi: Que Comunidade queremos até 2020? Pode alguém pensar que foi um engano de digitação: “Não seria 2012 ao invés de 2020?” Não, estimados membros, é 2020 mesmo! A preocupação foi darmos os primeiros passos para um planejamento mais a longo prazo. E isto por uma razão óbvia: Se não nos preocuparmos agora com a comunidade sonhada para 2020, dificilmente conseguiremos mudanças e transformações significativas até lá.

É evidente que um planejamento assim a longo prazo exige uma série de coisas: tempo, opinião do maior número possível de membros, um diagnóstico preciso, diversas reuniões e muitas idéias e criatividade. Por enquanto, a partir do retiro, ficaram estabelecidas as seguintes diretrizes:

  • Precisamos ter nossa atenção voltada para AS PESSOAS;
  • Investir tempo e recursos na FORMAÇÃO (especialmente de crianças, adolescentes e jovens);
  • Os GRUPOS DE SERVIÇO bem prestativos;
  • O uso das ferramentas oficiais da IECLB: PAMI (Plano de Ação Missionário da IECLB), o Guia do Presbitério e o PECC (Plano de Educação Cristã Contínua).

No retiro não definimos como gostaríamos que fosse a Comunidade Evangélica de Canoas de 2020. Como disse acima, isto leva tempo e precisamos que muitas pessoas da Comunidade participem deste “sonho”. Também a decisão de investir na formação das crianças, adolescentes e jovens parece um pouco óbvia: Em 2020 (ou seja, daqui a 8 – 9 anos), estes jovens, adolescentes e crianças estarão em idade para pensarem em ter as primeiras experiências como líderes.

Precisamos urgentemente “afiar o machado” como nos diz o versículo de Eclesiastes. E, no nosso caso, isto não é outra coisa do que planejar. É possível que alguns achem isto “perda de tempo”, assim como alguns também pensam que afiar o machado no meio do serviço é perda de tempo.
Contudo, se você como membro, pensa nas gerações futuras, isto é, em seus filhos, netos ou bisnetos e gostaria que eles tivessem uma boa igreja para participar, certamente estará interessado neste assunto. Pois você é nosso convidado para colocar suas idéias e opiniões. Mas não só. Também há muito espaço para participar ativamente deste processo. Os Grupos de Serviço ainda precisam formar suas equipes de coordenação, para citar apenas um exemplo.

Prontifique-se, manifeste-se, opine, colabore, participe. COMO VOCÊ IMAGINA QUE DEVA SER NOSSA COMUNIDADE EM 2020?
Aproveite as férias para pensar nisto também.

Grande abraço,

Pastor Carlos.

20:35 , qua, 15/fev/12

Boletim – Jan & Fev 2012