Mensagem Pastoral – Abril 2014
As fontes da cidade
João 7.37-38
Uma das maiores sedes das pessoas na atualidade, especialmente para quem vive nos grandes centros urbanos, é a ansiedade. E esta ansiedade está relacionada à correria, à pressa, ao nervosismo, à disputa constante, ao stress, à insegurança, ao medo, às preocupações com o pagamento das contas, à solidão, ao anonimato, etc…
Quando Jesus disse “se alguém tem sede, venha a mim e beba”, Ele não estava se referindo à sede de beber algo, à sede física, mas a sede espiritual, pois logo ele vai falar que, crendo nele, matamos nossa sede e ainda podemos ser fonte de água que mata a sede dos outros.
A fé em Cristo é um verdadeiro alento para todos, mas especialmente para quem vive ansioso em seu dia a dia. Não quer dizer que, porque temos fé em Jesus, nossos problemas e dificuldades vão sumir. Não. O trânsito na cidade vai continuar congestionado, mas, por causa desta fé em Cristo, terei muito mais paciência para enfrenta-lo. Os perigos de assaltos vão continuar existindo, mas terei muito mais coragem se tiver que passar por uma situação assim.
A grande questão que deve nos ocupar neste assunto é: Como é que as pessoas sedentas da cidade de Canoas podem ter acesso à água que Jesus oferece?
Sabemos pela própria explicação de Jesus que isso ocorre pela fé. Mas ainda assim persiste a dúvida: O que significa evangelizar as pessoas da cidade nos tempos de hoje?
Estou convencido de que PRECISAMOS SABER ACOLHER! E isso podemos fazer de muitas formas: recebendo as pessoas com muito amor e atenção, tendo tempo para ouvir o que elas tem para dizer, sentar com elas, ajuda-las nas suas necessidades, importar-se com elas, orar com elas e por elas, encaminhá-las para algum pequeno grupo da Comunidade, convidar para outros eventos e programações da Comunidade, telefonar para perguntar como vai, buscar em casa e levar para casa, se preciso for, …
Lembremos sempre do slogan da nossa Comunidade: “Aqui você pode compartilhar anseios e alegrias”. Os anseios são justamente tudo aquilo que nos causa ansiedade. É certo que em Canoas existem outras fontes da Água Viva (outras igrejas que também anunciam o Evangelho de Jesus e isto é muito bom). Mas queremos nos empenhar ao máximo para que cada vez mais as pessoas sedentas saciem na Comunidade Evangélica de Canoas sua sede através de Jesus. Estamos juntos nisso?
Grande abraço,
Pastor Carlos