Mensagem Pastoral – Jan & Fev 2013
Ser, Participar, Testemunhar – Eu vivo Comunidade
O versículo de Isaías é uma declaração de Deus ao povo de Israel, o povo escolhido no Antigo Testamento. Mas é certo que esta mesma declaração Deus faz ao povo do Novo Testamento, o povo Cristão. Ou seja, Deus deseja muito nos servir com força, ajuda e proteção. E você, quer esta oferta de Deus para sua vida?
O tema e lema da IECLB para 2013 vai tratar deste assunto. Como Comunidade Evangélica de Confissão Luterana vamos nos empenhar ao máximo para que mais e mais pessoas sejam incluídas nesta proteção, auxílio e fortalecimento de Deus.
E como isto pode acontecer? Em primeiro lugar, é necessário que cada pessoa aceite ser cuidada por Deus. Receber a proteção de Deus implica em vivenciar três verbos:
SER. Preciso me dar conta de quem sou. Sou pessoa criada por Deus e amada por Ele. Portanto, sou valorizado e aceito por Deus.
PARTICIPAR. Sou, mas não sou sozinho. Pertenço a uma Comunidade. Bem, neste ponto precisamos realizar uma ampla e profunda reflexão durante 2013. Se pertenço a esta Comunidade, qual o meu grau de relacionamento, de envolvimento, o meu grau de compromisso. Se, em relação à Comunidade Evangélica de Canoas, você consegue dizer “esta é a minha Comunidade”, consegue também dizer: “no último domingo não pude ir ao culto, tenho saudades das pessoas da Comunidade!” ou consegue dizer: “o patrimônio da Comunidade é também minha responsabilidade!”; ou então, “a arrecadação das contribuições para o fechamento do orçamento da Comunidade para 2013 é meu compromisso!”(veja com atenção os valores do orçamento neste boletim). Queridos membros: na última reunião do presbitério avaliamos que, com exceção daqueles que contribuem em torno de 10% da sua renda, todos os demais membros precisam rever o valor de suas contribuições a partir de 2013.
TESTEMUNHAR. Este terceiro verbo depende basicamente dos outros dois. Que testemunho a Comunidade consegue dar na cidade de Canoas se seus membros não tem clareza sobre sua identidade cristã e se pouco participam da Comunidade? Dar testemunho significa não apenas anunciar o Evangelho, mas fazer diferença no local onde vivemos. Se mal conseguimos manter o patrimônio e nossas despesas correntes, como vamos investir mais na missão e na diaconia?
É certo que Deus deseja continuar nos fortalecendo, ajudando e guardando. E você, em 2013, gostaria de SER mais, PARTICIPAR melhor e TESTEMUNHAR com entusiasmo?
Grande abraço,
Pastor Carlos.