Mensagem Pastoral – Dezembro 2012

Mensagem Pastoral - Dezembro 2012
20:40 , sáb, 01/dez/12

Jesus nos traz esperança

 ”Quando a verdadeira mensagem, a boa notícia do evangelho, chegou a vocês pela primeira vez, vocês ouviram falar a respeito da esperança que o evangelho oferece. Por isso, a fé e o amor que vocês têm são baseados naquilo que esperam e que está guardado para vocês no céu.” Colossenses 1.5 (LH) 

A ênfase que Paulo dá nesta parte da carta aos Colossenses está relacionada à esperança. Ele afirma que esta esperança se manifestou desde a primeira vez que eles ouviram o evangelho.

Nesta época em que vivemos o Advento e nos aproximamos do Natal, somos lembrados da primeira vez que a humanidade ouviu falar a respeito do evangelho na voz do anjo: “Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês, o Messias, o Senhor!” Lucas 2.10
Quando foi a primeira vez que você ouviu falar desta boa notícia? E desde então, que aspectos da esperança têm aflorado em sua vida? Nós não conseguimos viver sem esperança. Morremos se ela não existir. Ela está presente no projeto que pretendemos concluir, no curso que está por findar, no negócio que esperamos fazer, no filho (ou neto) que vai nascer, no novo emprego, na melhora da saúde, no peso que precisamos baixar, na dor que vai passar, na reconciliação com o velho amigo, na dívida que será paga… Contudo, a vinda de Jesus reveste a nossa esperança com a roupagem de valores eternos. Em Jesus a esperança não termina com a morte, mas ela nos leva para a vida eterna.

Além disso, através de Jesus nossa esperança se mostra corajosa e motivada para enfrentar aquilo que não está bem em nossa vida, enfrentar o futuro e tudo aquilo que nos espera, e mesmo enfrentar o fim da vida, a ressurreição e a Vida Eterna.

Nesta época, dois símbolos são bem importantes: a coroa de Advento e a árvore de Natal. Ambos têm os ramos verdes, que lembram a vida e a esperança. Aliás, uma das razões da escolha do pinheiro como árvore de Natal é porque ele nunca perde as suas folhas, mas permanece verde o ano todo.

Ao olharmos para estes símbolos, lembremos que assim também é a vida e a esperança que Jesus nos dá: permanecem para sempre.

Que neste tempo de Advento e Natal sua ESPERANÇA seja renovada. É o que desejamos de coração.

Daniel, Ana Raquel, Soraya e P. Carlos

Comments are closed.