Arquivos do mês: agosto 2013

Mensagem Pastoral - Setembro 2013
18:01 , sex, 30/ago/13

Mensagem Pastoral – Setembro 2013

A alegria que o Senhor dá

 “Este dia é sagrado para o nosso Deus; portanto, não fiquem tristes. A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes.” Neemias 8.10 

Com tanto frio e tanta chuva neste inverno, podemos saudar com alegria a chegada de setembro, da primavera, da estação das flores, do canto do sabiá, do sol abundante e do calor que gera vida. Isso tudo é importante.

Mas existe uma alegria maior do que estas: A alegria que o Senhor dá. Esta não é passageira, nem superficial. E como é que podemos ter esta alegria?
Vejamos o que aconteceu com o povo de Israel, no capítulo 8 de Neemias: O povo estava reunido e Neemias levou o Livro da Lei e este foi lido “desde o amanhecer até o meio dia”. E diz o v. 9 que o povo ficou comovido com o que ouvia da leitura do livro e começou a chorar. Neemias, então, disse: “Este dia é sagrado para o Senhor, nosso Deus; portanto, não fiquem tristes. A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes.”

Na medida em que seguimos o exemplo do povo de Israel, nossos domingos deveriam ser dias especiais, não tanto pelo descanso, mas sobre tudo por ser o dia sagrado que dedicamos para ouvir a Palavra do Senhor. E quando ouvimos atentamente a Palavra do Senhor, temos orientação, consolo, encorajamento… e, consequentemente, muita alegria!
E mais, uma alegria que não sentimos sozinhos, fechados em nossas casas, mas uma alegria que celebramos na companhia dos irmãos e irmãs. Foi isso que Neemias disse a eles: “Agora vão para casa e façam uma festa. Repartam a sua comida e o seu vinho com quem não tiver nada preparado.” (v.10)

Em nosso convívio dominical percebo claramente que muitos chegam ao culto expressando a alegria pelo reencontro e alegria pela expectativa daquilo que vão ouvir e ver no culto. Estes também saem do culto agradecendo e vão fortalecidos em sua fé para uma nova semana. Infelizmente há também aqueles que dificilmente comparecem e nem ficam sabendo o que perderam. Ou aqueles que sempre estão encolhidos e “emburrados” por que não são totalmente atendidos em seus desejos egoístas. Estes, às vezes, roubam a alegria dos demais fazendo com o “clima” do ambiente fique carregado.
O que precisamos fazer sempre de novo, em cada domingo, é vir ao culto com alegria para ouvir a Palavra para sairmos fortalecidos. Portanto, cheguemos mais perto uns dos outros, abracemos, espalhemos sorrisos, entremos em sintonia com a natureza que desperta para a vida e recebamos de coração aberto a alegria que o Senhor dá.

Grande abraço,

Pastor Carlos

17:54 , sex, 30/ago/13

Boletim – Setembro 2013

Mensagem Pastoral - Agosto 2013
18:30 , sex, 09/ago/13

Mensagem Pastoral – Agosto 2013

A Vida com Jesus x Indústria da Morte

 “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e vida em abundância” João 10.10 

A indústria é um dos setores mais eficientes (se não o mais eficiente) da sociedade. Isso se deve a sua alta capacidade de organização, planejamento e investimento, o que, por sua vez, resulta em alta capacidade de produção e de lucro. Neste sentido, as indústrias, de modo geral, tem seu valor, especialmente pela grande quantidade de empregos que geram.

Contudo, há indústrias de todo tipo e (infelizmente) até muitas indústrias que produzem a morte. Os seus donos obtém lucros altíssimos, mas os consumidores de seus produtos, na maioria das vezes, encontram a desgraça, a destruição e até a morte. Vejamos alguns exemplos para entendermos o que digo:

Indústria da droga: por mais que seja proibida e até combatida no mundo inteiro, na sua clandestinidade sempre encontra novos consumidores de seu produto, que tem alto poder de destruição. Todos sabemos das dores e sofrimento que pais e mães passam por causa de um filho drogado.

Indústria da corrupção: os produtores e consumidores desta indústria, infelizmente se encontram em todas as classes sociais. Começa por segmentos consideráveis da política e tem consumidores entre os mais pobres dos pobres.

Indústria do sexo: dizem que é uma das mais lucrativas, em parte por sua diversidade: pornografia, pedofilia, escravidão sexual de mulheres, travestis, crianças, etc, etc… cujos traumas de vidas destruídas estão cada vez mais visíveis.

Indústria da doença. Será que isto existe? Fiquei pensando: Será que neste mundo com tanto tipo de maldade não existiria algum laboratório capaz de produzir algum tipo de bactéria ou vírus causadores de doenças cujo remédio (caríssimo) seria também produzido pelo mesmo laboratório? Também fico pensando nos medicamentos com tantos efeitos colaterais (se lemos toda a bula somos capazes de não tomar mais o remédio). Será que estes efeitos colaterais fariam parte de uma “indústria” muito bem planejada para, posteriormente vender outros remédios para os mesmos consumidores doentes? Sei lá, este mundo é complicado…

E não seriam estas “supostas indústrias” os ladrões da atualidade que “vem para roubar, matar e destruir” dos quais Jesus falou?
Verdade é que, através do Evangelho, Jesus veio para nos dar VIDA e VIDA EM ABUNDÂNCIA. E, uma vez que entendemos e aceitamos este Evangelho e o cuidado de Jesus por nós, também temos a responsabilidade de lutar contra todo tipo de morte que existe. Deus nos ajude nisto.

Grande abraço,

Pastor Carlos

18:21 , sex, 09/ago/13

Boletim – Agosto 2013