Mensagem Pastoral – Setembro 2013
A alegria que o Senhor dá
Com tanto frio e tanta chuva neste inverno, podemos saudar com alegria a chegada de setembro, da primavera, da estação das flores, do canto do sabiá, do sol abundante e do calor que gera vida. Isso tudo é importante.
Mas existe uma alegria maior do que estas: A alegria que o Senhor dá. Esta não é passageira, nem superficial. E como é que podemos ter esta alegria?
Vejamos o que aconteceu com o povo de Israel, no capítulo 8 de Neemias: O povo estava reunido e Neemias levou o Livro da Lei e este foi lido “desde o amanhecer até o meio dia”. E diz o v. 9 que o povo ficou comovido com o que ouvia da leitura do livro e começou a chorar. Neemias, então, disse: “Este dia é sagrado para o Senhor, nosso Deus; portanto, não fiquem tristes. A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes.”
Na medida em que seguimos o exemplo do povo de Israel, nossos domingos deveriam ser dias especiais, não tanto pelo descanso, mas sobre tudo por ser o dia sagrado que dedicamos para ouvir a Palavra do Senhor. E quando ouvimos atentamente a Palavra do Senhor, temos orientação, consolo, encorajamento… e, consequentemente, muita alegria!
E mais, uma alegria que não sentimos sozinhos, fechados em nossas casas, mas uma alegria que celebramos na companhia dos irmãos e irmãs. Foi isso que Neemias disse a eles: “Agora vão para casa e façam uma festa. Repartam a sua comida e o seu vinho com quem não tiver nada preparado.” (v.10)
Em nosso convívio dominical percebo claramente que muitos chegam ao culto expressando a alegria pelo reencontro e alegria pela expectativa daquilo que vão ouvir e ver no culto. Estes também saem do culto agradecendo e vão fortalecidos em sua fé para uma nova semana. Infelizmente há também aqueles que dificilmente comparecem e nem ficam sabendo o que perderam. Ou aqueles que sempre estão encolhidos e “emburrados” por que não são totalmente atendidos em seus desejos egoístas. Estes, às vezes, roubam a alegria dos demais fazendo com o “clima” do ambiente fique carregado.
O que precisamos fazer sempre de novo, em cada domingo, é vir ao culto com alegria para ouvir a Palavra para sairmos fortalecidos. Portanto, cheguemos mais perto uns dos outros, abracemos, espalhemos sorrisos, entremos em sintonia com a natureza que desperta para a vida e recebamos de coração aberto a alegria que o Senhor dá.
Grande abraço,
Pastor Carlos