Arquivos do mês: setembro 2014

Mensagem Pastoral - Setembro 2014
03:46 , ter, 02/set/14

Mensagem Pastoral – Setembro 2014

Não desanime nem tenha medo

 Se você obedecer a todas as leis que o Senhor deu… Seja forte e corajoso; não desanime, nem tenha medo.” 1 Crônicas 22.13 

Este versículo faz parte da história da construção do templo que Salomão fez. São palavras de encorajamento que o rei Davi dirige a seu filho Salomão nos preparativos para esta construção.

Não sabemos o que passava na cabeça de Salomão diante do desafio de construir aquele templo, mas podemos imaginar algumas coisas: que ele sentia insegurança diante da complexidade daquela obra; que ele se sentia incapaz por causa de sua pouca experiência; que ele tinha medo por causa das coisas que seu pai (Davi) “inventava” e que ele tinha que dar conta (veja 22.5),… Para isto as boas palavras de Davi eram bem significativas: Seja forte e corajoso; não desanime, nem tenha medo.

Mas, com certeza, também são palavras que servem para cada um de nós, especialmente quando temos diante de nós um grande desafio, a execução de um projeto especial ou quando nos sentimos ameaçados pelo desânimo e pelo medo.

Não tenho dúvidas de que os maiores temores das pessoas estão ligados às pessoas de seu convívio próximo: pessoas da igreja, do trabalho e familiares. O desânimo e o medo afloram diante de decepções, traições, omissões, mentiras, enganações e promessas não cumpridas. E a razão principal disso se deve a uma “cultura do não dizer as coisas” diretamente à pessoa envolvida. Daí o medo da verdade toma conta. Daí as pessoas costumam dizer dizer SIM quando deveriam dizer NÃO. Ou então, numa hora dizem SIM, na hora seguinte dizem NÃO para o mesmo assunto, ou para algumas pessoas respondem SIM, para outras NÃO sobre uma mesma pergunta. São as pessoas de “ânimo dobre” (inconstante, não sabe o que quer) como diz Tiago 1.6-8. Sobre esta “cultura”, Jesus também uma palavra muito clara: “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disso passar vem do maligno” (Mt 5.37).

Nas palavras encorajadoras de Davi a Salomão percebemos, em primeiro lugar, que ele ressalta a importância de seguir os mandamentos do Senhor. Eles é que dizem com clareza como devemos agir. Ou seja, somente conseguimos ser verdadeiros e sinceros com os outros quando damos espaço para nossa fé crescer pela Palavra e pela Oração. Daí, também esta palavra de Davi vai servir para nós enfrentarmos as nossas dificuldades, nossos desafios, nosso desânimo e nosso medo.

Grande abraço,
Pastor Carlos

03:13 , seg, 01/set/14

Boletim – Setembro 2014