Arquivos do mês: junho 2012

Mensagem Pastoral - Julho 2012
20:43 , sex, 29/jun/12

Mensagem Pastoral – Julho 2012

A Graça de Deus: o maior presente da vida

 “E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus.” 2 Co 6.1 

A graça de Deus é tudo aquilo que recebemos de Deus a partir da morte e ressurreição de Jesus: o perdão dos pecados, a salvação, a vida eterna, o amor, a paz…

O apóstolo Paulo tinha a preocupação de que as pessoas não soubessem valorizar esta graça. Mais ou menos como na seguinte história:

A Regina e o Rubens estavam casados a três anos. Tinham uma vida boa, casa própria, empregos estáveis. O aniversário de Rubens estava se aproximando e Regina há semanas já pensava no presente que daria para o seu marido. Queria lhe dar algo especial para demonstrar seu imenso amor pelo marido. Ela já vinha guardando dinheiro a tempo. Deixou muitas vezes de comprar coisas que ela precisava e roupas que desejava muito. Mas o que comprar para meu marido? Pensou no que ele gostava de fazer: internet, futebol… mas nenhuma ideia.

A resposta veio, quando um dia, Rubens disse que iria até o vizinho pedir umas ferramentas emprestadas para consertar o vazamento na pia do banheiro. “É isso! Uma caixa de ferramentas! Ele não apenas conserta mas gosta muito de fazer isto. Parece até que se diverte arrumando as coisas da nossa casa.” Então Regina fez uma ampla pesquisa de preços, informou-se com diversas pessoas sobre que ferramentas comprar. Deixou para comprar no dia do aniversário pois queria realmente lhe fazer uma bela surpresa.

Quando chegou em casa, Rubens já tinha chegado do serviço (um pouco mais cedo por causa do seu aniversário) e foi direto ao computador. Ela muito feliz lhe deu o presente e ficou esperando pela reação do marido. Mas qual não foi a decepção: Ele estava tão envolvido com a leitura dos e-mails e de seu facebook que simplesmente disse: ”Obrigado, querida, coloca aí no sofá que já vou ver”.
Ainda olhou as notícias do esporte na internet, e isso levou mais de meia hora. Daí tocou o telefone. Era sua mãe ligando para cumprimentá-lo. Depois disso, mais telefonemas. Daí chegaram alguns amigos para abraçar o aniversariante. E se demoraram para ir embora. Quando finalmente estavam sozinhos decidiram dormir pois o cansaço era muito. E o presente ficou no sofá…

Você já passou por algo parecido? Já sentiu na pele a decepção da Regina ou a negligência de Rubens? Qual tem sido a sua reação ao constatar o presente da graça de Deus na sua vida?
Receber a graça de Deus em vão é não valorizar o presente da graça que Ele nos dá. Pense nisso.

Um grande abraço,

Pastor Carlos.

20:38 , sex, 29/jun/12

Boletim – Julho 2012

Mensagem Pastoral - Junho 2012
18:32 , qua, 13/jun/12

Mensagem Pastoral – Junho 2012

80 Anos de História marcados pelo Ensino

“Disse-lhes Jesus: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” Mateus 28.19-20

Creio que, em boa parte de seus 80 anos, a Comunidade Evangélica de Canoas cumpriu com a ordem de Jesus de fazer discípulos através do batismo e do ensino. E o ensino aqui promovido, não foi apenas o ensino do evangelho, mas a partir dele também o ensino para a formação da cidadania.

Aliás, pode-se dizer que desde os primeiros anos a CEC foi marcada pelo ensino. Em 14/12/1935 foi adquirido o terreno e, já no ano seguinte, em 13/09/1936, aconteceu a colocação da Pedra Fundamental do primeiro prédio construído no terreno da Monte Castelo que abrigou uma escola alemã, mas também serviu para a realização dos cultos. Infelizmente, em agosto de 1938 a escola foi fechada em virtude da II Guerra Mundial e das proibições do uso da língua alemã.

Alguns anos mais tarde podemos novamente perceber fatos relevantes da história da Comunidade voltados para o ensino e a formação:

  • Em março de 1949 tiveram início das atividades do Culto Infantil e do Ensino Confirmatório;
  • O grupo de jovens (JE) iniciou suas atividades em setembro de 1957. Também na mesma data tem início o coral da Comunidade.
  • No dia 16 de março de 1987 iniciou o Curso Bíblico Teológico de Base – CBTB, nas salas do prédio da Comunidade, com a presença de 50 alunos, vindos de diferentes comunidades da IECLB. Este curso foi o precursor da Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba – FATEV, entidade reconhecida pelo MEC e formadora dos missionários e missionárias da IECLB.
  • Por mais de uma década (18/nov de 1996 a 01/out de 2007) funcionou nas dependências da Comunidade a Escola Infantil Formiguinha.
  • Outra característica da Comunidade: Durante décadas, dezenas de estudantes de teologia da Faculdades EST (Morro do Espelho, São Leopoldo) tiveram aqui preciosas oportunidades para adquirirem conhecimentos em seus estágios ou períodos práticos, com a devida orientação dos pastores desta Comunidade.
  • Em 2003 foi realizado o 1º Curso ALPHA. Depois deste, mais cinco edições do mesmo foram realizadas. Além do ALPHA, desde 2006, diversos cursos foram oferecidos aos membros da Comunidade: 40 Dias com Propósitos; Novos Membros; Novos Líderes; Visitadores (duas edições); Curso sobre Lutero e a Reforma; Curso sobre Dons; Curso sobre Finanças da Família (Curso Crown) e Curso para Pregadores Leigos.
  • Área que sempre foi valorizada na formação foi a Música. Além das aulas de flauta, teclado, violão, metais e canto, aconteceram os Encontros de (In) Formação Musical na CEC. O 1º Encontro foi nos dias 5 a 7 de junho de 2009. Aberto a todas as comunidades do Sínodo, já realizou 4 edições anuais.

Com todo este empenho e incentivo para o ensino, é fácil deduzir que muitas pessoas receberam nesta Comunidade formação que fez diferença em suas vidas. Muitas delas destacaram-se por sua atuação como líderes (já tivemos membros desta comunidade que chegaram a presidir o Conselho da IECLB e outra que presidiu o Conselho Sinodal, para citar alguns exemplos). Mas também uma infinidade de pessoas que fizeram diferença promovendo transformações através de sua vida profissional e familiar.

Somos gratos a Deus que inspirou as lideranças do passado e do presente a dedicarem-se ao ensino, numa clara obediência à ordem de Jesus.

Um grande abraço,
Pastor Carlos.

18:20 , qua, 13/jun/12

Boletim – Junho 2012