Mensagem Pastoral – Outubro 2014

Mensagem Pastoral - Outubro 2014
03:50 , qui, 02/out/14

O espaço das crianças em nosso meio

 “E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” Mateus 18.2-4 

Por este e outros textos temos a certeza de que Jesus valorizava as crianças. Mais até do que isso, disse que deveríamos imitar as crianças, especialmente no que diz respeito a humildade. Duas lições significativas de Jesus a partir deste texto:

1 – O gesto de chamar uma criança e coloca-la no meio da roda dos discípulos foi um gesto concreto. As crianças precisam estar entre nós. Será que na Comunidade Evangélica de Canoas elas têm espaço para estar entre nós? Ao responder esta pergunta, me dei conta de diversos exemplos concretos dos últimos anos:

- As crianças do Culto Infantil tem três salas equipadas (cadeirinhas, mesas, brinquedos, livros, material didático, som, …) de uso exclusivo delas.
- O maior evento da arrecadação de recursos da Comunidade (Café Colonial de agosto) tem como objetivo assegurar o orçamento anual para o trabalho do Culto Infantil.
- Temos uma equipe de 12 orientadoras do Culto Infantil, (lideradas por uma coordenação), que dominicalmente ensinam e cuidam das crianças de forma voluntária. Elas se reúnem regularmente, fazem seu planejamento, se organizam em escalas e recebem formação e orientação para este trabalho.
- Diversos programas especiais, como a Tarde da Família, são realizados para as crianças ao longo do ano.
- Semanalmente temos três horários de aula de iniciação musical para as crianças.
- Um culto por mês (o culto da Família, no segundo domingo) visa integrar as crianças no culto para que elas se habituem com este lugar. Para isso temos, inclusive, quatro bancos de tamanho apropriado para as crianças. É o espaço delas em nosso templo.

Menciono estes exemplos também para que, aquelas famílias que não costumam trazer suas crianças para o Culto Infantil, saibam disso e se motivem a trazê-las.

2 – A segunda lição de Jesus é que as crianças servem de exemplo para nós adultos. “Quem se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus”. Jesus falou isso aos discípulos por que eles estavam discutindo para saber “quem era o maior entre eles”. Coisa muito comum entre os adultos!

Portanto, neste mês em que lembramos especialmente das crianças pelo seu dia, a mensagem é para nós adultos: continuemos dando espaço para as crianças e as observemos a fim de seguir o exemplo delas.

Grande abraço,
Pastor Carlos

Comments are closed.