E a estrela da manhã brilhe no coração de vocês
O GPS dos reis magos era uma estrela que os conduziu até a estrebaria de Belém onde o menino Jesus tinha nascido. Em nossa vida urbana Infelizmente nós não temos mais o hábito de admirar as estrelas, muito menos temos a necessidade de sermos guiados por elas para chegarmos aos lugares para onde nos deslocamos.
Antigamente este era o meio pelo qual as pessoas se guiavam nas longas viagens, seja por terra ou por mar. De dia guiavam-se pelo sol, uma das maiores estrelas da Via Láctea.
À noite guiavam-se pelas estrelas, especialmente pelas cinco estrelas que formam o Cruzeiro do Sul.
Em 2 Pedro 1.19 temos um interessante texto que trata deste mesmo assunto: “Assim temos mais confiança ainda na mensagem anunciada pelos profetas. Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem. Pois ela é como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia amanheça e a luz da estrela da manhã brilhe no coração de vocês.” A mensagem anunciada pelos profetas em tantos textos do Antigo Testamento dizia respeito à vinda do Salvador. Mas podemos considerar toda a Palavra de Deus como mensagem na qual “devemos prestar atenção”. Assim como diz o Salmo 119.105, “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”, na medida em que lemos e ouvimos esta palavra, esta mensagem, somos guiados, conduzidos até Jesus Cristo. Esta estrela da manhã, que é Jesus, já brilha em nossos corações, mas quando toda a escuridão desaparecer, então Jesus se manifestará plenamente através da sua segunda vinda e estabelecerá seu Reino de forma definitiva. É isso que tanto esperamos e celebramos no Advento.
Percebo sempre de novo como existem pessoas, inclusive membros da nossa comunidade, que vivem totalmente desnorteadas por não seguirem a luz de Cristo, mas se deixam conduzir pelas luzes ofuscantes de tantas seitas, doutrinas e ensinamentos estranhos ao Evangelho.
Desejamos de coração que neste tempo de Advento e Natal esta luz da Palavra possa iluminar e guiar a sua vida para um encontro renovado com o menino que nasceu em Belém.
Grande abraço,
Daniel, Ana Raquel,
Soraya e pastor Carlos