Deus é castelo forte e bom
O título desta mensagem é também o título do hino de Lutero mais conhecido no mundo, especialmente nas igrejas protestantes. Provavelmente composto em 1528, o mesmo foi baseado no Salmo 46 que contém esta belíssima declaração de fé e confiança em Deus.
A letra do hino não deixa dúvidas de que Lutero travava enorme luta. Seus inimigos são mencionados no hino: O rei infernal das trevas do mal, o rei do mal, de força infernal, a dor, o tormento, os inúmeros demônios, as hostes da maldade e, por fim, a perda dos bens e a própria morte.
Pela história também sabemos que, devido a sua coragem contestadora, Lutero foi ameaçado diversas vezes e corria risco de vida, seja pelo Imperador Carlos V, seja pelos líderes da Igreja Católica. Em maio de 1521, por ordem do Príncipe Frederico III, simularam um sequestro e levaram Lutero para um lugar seguro, o Castelo de Wartburg. Neste castelo Lutero ficou escondido até março de 1522. É bem possível que esta experiência de viver protegido neste castelo também tenha contribuído na composição deste hino.
Tanto o salmista como Lutero experimentaram Deus como verdadeiro protetor, refúgio, fortaleza e castelo forte. E você, em quem (em quê) tem se refugiado? Onde você experimenta proteção?
Outra pergunta que também merece nossa sincera resposta é: do quê tenho que me refugiar e proteger?
Em meio à onda de insegurança que vivemos no nosso país, geralmente a primeira ameaça que lembramos são os assaltos à mão armada. Evidente que esta é uma experiência traumática e ninguém gosta de passar por isso. Ou então, nosso medo se volta pra alguma doença grave que pudéssemos contrair. Mas isso só mostra o quanto temos nossas preocupações voltadas apenas para esta vida terrena e breve. Não deveríamos também nos preocupar com a vida após a morte?
Quando buscamos a Deus como nosso refúgio e castelo forte, não significa que ele é como um amuleto protetor. A nossa fé e confiança nele precisam entrar em cena e se fazerem presentes. Daí sim nosso protetor entra em ação e podemos experimentar verdadeira proteção.
No dia 31 de outubro de 2013 lembramos os 496 anos da Reforma Protestante, liderada por Matinho Lutero. Se Lutero foi tão corajoso e audacioso em falar tantas verdades a partir de suas descobertas na Bíblia, é porque conhecia e usufruía da proteção de Deus, seu Castelo Forte.
Que Deus nos inspire através deste exemplo a sermos igualmente corajosos para continuarmos anunciando as verdades do Evangelho em nossos dias.
Grande abraço,
Pastor Carlos