Mensagem Pastoral – Maio 2013

Mensagem Pastoral - Maio 2013
04:37 , dom, 28/abr/13

Ser, Participar, Testemunhar -
As Valiosas Boas Notícias

 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas…” Atos 1.8 

Enfocamos neste boletim a terceira palavra que faz parte do tema da IECLB para este ano de 2013: TESTEMUNHAR.

Antes de descrevermos o conteúdo que a testemunha apresenta, é importante lembrarmos que esta palavra tem origem no ambiente jurídico. A testemunha é uma pessoa que tem conhecimento direto de certos fatos, e que declara diante de uma corte de justiça o que viu e ouviu, “testemunha” aquilo que sabe. Além disso é importante ressaltar que os fatos apresentados pela testemunha podem ajudar o júri a absolver ou condenar o réu. Portanto, o ato de testemunhar é muito importante.

Não é diferente quando usamos a palavra “testemunhar” no contexto bíblico e eclesiástico. A tarefa dada por Jesus a seus discípulos (“e sereis minhas testemunhas”) e, consequentemente, para toda a igreja, é muito importante porque pode absolver ou condenar pessoas por toda a eternidade. O nosso testemunho pode ser levado em consideração e ter efeitos diante do juízo final, quando a pessoa, a quem testemunhamos o Evangelho, for julgada diante de Deus. Alguma vez você pensou nisso?

Evidente que esta condenação ou absolvição não depende exclusivamente do nosso testemunhar. Depende primeiramente do fato de Jesus ter morrido na cruz por toda a humanidade. Depende também do poder do Espírito Santo que nos capacita e encoraja.

Agora pensemos um pouco no conteúdo do testemunho. Antes de tudo, aquilo que testemunhamos do Evangelho precisa ser comunicado com muita alegria, como uma boa notícia. Assim como ela foi anunciada pela primeira vez neste mundo pelo anjo aos pastores: “Eis aqui voz trago boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lc 2.10-11.

Quando temos uma boa notícia para dar, uma daquelas que, de tão maravilhosa que é, a gente não consegue ficar calado (por exemplo: nascimento de um/a filho/a; aprovação num concurso dificílimo, a cura de uma doença grave, um presente valioso, etc…) geralmente fazemos isso com muita alegria e empolgação. Da mesma forma deveríamos comunicar o Evangelho, sobretudo porque esta é, sem dúvida, a melhor notícia que a humanidade já ouviu e precisa continuar ouvindo. Você quer ajudar nesta importante tarefa de TESTEMUNHAR?

Grande abraço,

Pastor Carlos

Comments are closed.