Mensagem Pastoral – Abril 2013

Mensagem Pastoral - Abril 2013
22:09 , seg, 08/abr/13

Eu vivo Comunidade participando da Ceia do Senhor

 “Disse Jesus: Peguem e comam; isto é o meu corpo”
Mt 26.26 

Por toda nossa vida podemos participar da Ceia do Senhor e ainda assim não compreenderemos todas as dimensões de seu valor e de sua importância. Tentemos aprender algo mais.

Ao enfocarmos a segunda palavra do tema da IECLB – PARTICIPAÇÃO –, nos damos conta de que o modo mais abrangente e completo de participarmos da vida da igreja é através da Ceia do Senhor. Ela nos remete diretamente ao centro do cristianismo, mas também tem uma dimensão do passado, do presente e do futuro. Vejamos:

Passado: Sempre que participamos da Ceia somos lembrados que estamos cumprindo uma ordem deixada por Jesus: ”…façam isso em memória de mim” (1 Co 11. 24,25). Mas também na Ceia, somos lembrados do grande feito de Jesus, de ter morrido na cruz pelos nossos pecados, em nosso lugar. “… cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor…” (1 Co 11.26) O cristão jamais pode esquecer deste gesto amoroso de Jesus pois é justamente através desta morte na cruz que temos acesso à graça maravilhosa de Deus, o perdão, a salvação e a Vida Eterna.

Presente: Talvez o maior mistério da Santa Ceia seja nossa participação da mesma e o que isso significa no momento da comunhão: participamos do Corpo e do Sangue de Cristo. Foi Ele mesmo que disse: “Tomai, comei, isto é o meu corpo… A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é o meu sangue…” (Mt 26.26-28) Participar do Corpo de Cristo através da Santa Ceia é “coisa de outro mundo”! Pois participamos de uma dimensão espiritual do Reino de Deus pela fé em Cristo. Nos unimos a Cristo e nos unimos em comunhão aos irmãos e irmãs na fé. Desta forma o Ressurreto continua presente e atuante no mundo de nossos dias através do seu Corpo, que é a Igreja, e que somos todos os que, em fé, dela participam.

Futuro: Por fim, existe uma dimensão futura da Ceia nas palavras de Jesus ditas em sua última Ceia: “Eu afirmo a vocês que nunca mais beberei deste vinho até o dia em que beber com vocês um vinho novo no Reino do meu Pai.” (Mt 26.29) Jesus está afirmando neste texto, que no céu teremos uma espécie de Santa Ceia. Em outras palavras: O que nós experimentamos hoje na Santa Ceia não deixa de ser uma antecipação, um ensaio, uma amostra do que será participar da comunhão plena com Deus, com Jesus, com o Espírito Santo e com todos os que lá estiverem.

Venha participar da Santa Ceia e viva comunidade com intensa comunhão. Grande abraço,

Pastor Carlos

Comments are closed.