Alimento espiritual: leite ou sólidos?
Hebreus 5.13-14
São diversas as evidências do crescimento de uma criança. Uma delas está relacionada ao tipo de alimento que ela ingere. O leite é o primeiro alimento. Ele é importante, especialmente o leite materno, por suas qualidades nutritivas, mas também por ser líquido. Na medida em que a criança cresce, ela vai diminuindo a quantidade de leite, passa a comer sopas e depois recebe cada vez mais alimentos sólidos. Nosso filho Daniel está justamente nesta fase pois os primeiros dentinhos já nasceram. Quanto mais dentes na boca, mais capacidade de mastigar alimentos sólidos. O que acontece se a criança não ingerir sólidos na medida em que cresce? Deus nos criou de tal forma que a mastigação auxilia no desenvolvimento da mandíbula, que, por sua vez, influenciará na fala.
No crescimento espiritual não é diferente. O autor da carta aos Hebreus diz que seus leitores já deveriam ter crescido: “Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite.” (Hb 5.12)
E que atitudes são estas que demonstram que os que já deveriam ser adultos ainda são crianças na fé? São muitas, mas vou me ater a duas: a primeira está no v. 14: “os adultos, pela prática, sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau”. Quem é criança na fé também não percebe o quanto o egoísmo, as brincadeiras de mau gosto, o deboche e a fofoca causam muito mal para os outros.
O segundo exemplo encontramos em outro texto bíblico (1 Co 3.1-3) que trata do mesmo assunto – leite e alimento sólido. Diz o apóstolo Paulo: “Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?” Portanto, sinais de ciúmes e contendas (brigas) indicam imaturidade espiritual, conforme Paulo.
Estimados membros: estas palavras querem nos levar à reflexão. Há quantos anos você é membro desta comunidade? Você saberia dizer qual o tipo de alimento espiritual que precisa para seu dia a dia? Qual alimento espiritual tem consumido?
Pense nisso. Grande abraço,
Pastor Carlos