Mensagem Pastoral – Setembro 2012

Mensagem Pastoral - Setembro 2012
18:12 , dom, 16/set/12

Gerados e renovados pela Palavra de Deus

 “Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, a fim de sermos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.” Tiago 1.18 

O mês de setembro é marcado por diversos sinais da vida que se renova. Seja pelo som do canto do sabiá, pelo colorido da floração, pelo perfume das flores, pelo vigor da brotação e a expectativa da frutificação. Deveríamos aprender mais desta bela natureza. Pois Deus deseja fazer o mesmo com o seu povo. Esta renovação, contudo, não está atrelada a uma estação do ano e sim, ao poder da sua Palavra.

Para sabermos como Deus realiza a criação e a renovação do seu povo através da Palavra, importa observar três etapas distintas (conforme Tg 1.17-27):

Ouvir a Palavra: Todo processo de criação e renovação inicia pela nossa disposição em ouvirmos a Palavra. Essencial para isso é o silêncio, como disse Tiago: “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar” (v.19)

Aceitar a Palavra: Não basta ouvir, é preciso aceitá-la como palavra da verdade. Muitos ouvem a palavra e a recusam. Nestes nada acontece. Tiago expressa muito bem o que significa isso: “aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.” (v.21)

Praticar a Palavra: Talvez a etapa mais importante, uma vez que, a pratica da palavra é a realização do ensino recebido. A pratica da palavra é, na verdade, a efetivação de toda a criação e toda renovação que Deus opera na vida do seu povo.

Portanto, não basta ouvir e aceitar a palavra. É preciso também praticá-la. E por que isso é tão importante? Por que se não a praticamos, ocorrem consequências em nossa vida, não apenas pela inexistência da renovação, mas também pelo espaço em nossa vida de todo tipo de hipocrisia, farisaísmo, orgulho espiritual e arrogância. Este foi o problema dos fariseus na época de Jesus, contra os quais ele tantas vezes falou palavra duras. Eles constantemente estavam ouvindo a palavra e, de certa a forma a aceitavam (seja pela memorização, por ensiná-la adiante).
Mas não a praticavam a ponto de deixarem se transformar e renovar pela Palavra. Por isso achavam-se superiores e eram tão exigentes e controladores com os outros (especialmente com os discípulos de Jesus).

Deixemos que os sinais da primavera nos inspirem para que tenhamos cada vez mais a alegria de ouvir, aceitar e praticar a Palavra de Deus para experimentarmos constante renovação.

Grande abraço,

Pastor Carlos

Comments are closed.